Humanize

Role a página para
saber mais

Caminhos para a potencialização de uma cultura inovadora no Setor Público

O humanize apoia instituições que trabalham para provocar transformações necessárias para a inovação no setor

O humanize entende a inovação como um dos elementos indispensáveis para transformar o setor público em um ambiente mais inspirador e propulsor de iniciativas eficientes e inclusivas. No entanto, hoje há um baixo índice de inovação nesse recorte. É um problema que é potencializado por questões como a ineficiência dos processos e serviços públicos e a falta de motivação de pessoas altamente qualificadas que poderiam assumir cargos públicos.

Desafios como esses atrapalham cidades a alcançar o potencial que elas têm de oferecer espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis para todos, especialmente para populações vulneráveis. Diversas razões contribuem para isso, entre elas o pouco acesso a experiências inovadoras e a baixa replicabilidade delas. A qualificação insuficiente de muitos servidores públicos também enfraquece tomadas de decisão e ações inovadoras, além de conter a produção e sistematização de conhecimento sobre gestão e políticas públicas – o que reflete em processos e ferramentas pouco integrados.

Nesse sentido, o nosso programa Gestão Pública tem o objetivo de contribuir com a eficiência de políticas públicas que promovam um país mais sustentável, justo e inclusivo. Para isso, apoiamos instituições que trabalhem, de forma disruptiva, com projetos que envolvam servidores públicos a fim de provocar transformações necessárias para a inovação no setor.

Também nos unimos a uma rede de parceiros para contribuir com a sistematização e com o acesso à casos de sucesso no setor público incentivando, assim, a adoção de boas práticas. Ainda reunimos esforços para tornar o campo público mais atrativo para profissionais qualificados e/ou construtivo para profissionais que têm abertura para se qualificar mais.

Portfólio

Para contribuir com a promoção da eficiência pública, o programa Gestão Pública acredita, entre outras coisas, na relevância de conectar pessoas e instituições a partir de uma rede de troca de conhecimento – que gera processos mais inovadores dentro do setor público. Com essa proposta, a área atuou ao lado de parceiros e alcançou resultados que contribuíram com a inovação no setor.

Tratando especificamente do ciclo estratégico 2019-2021,  foram mais de 700 pessoas selecionadas por meio de processos estruturados por competência e por seleção por meio de critérios técnicos, além de cerca de 380 gestores públicos capacitados por meio de diferentes iniciativas apoiadas pelo humanize e parceiros.

Em nosso portfólio há diversas ações que ganham vida estimuladas por conexões em rede. Nesta página, destacamos o Programa de Investimento em GovTechs e a Rede Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável.

O primeiro tem como parceiro implementador o BrazilLab e estimula “GovTechs”, que são infraestruturas de tecnologia e soluções inovadoras usadas por departamentos do governo para fazer seu trabalho interno ou fornecer serviços aos cidadãos. Apoiada pelo humanize, a iniciativa discute e planeja estratégias para investimento e aceleração de govtechs. Nesse caso, são apoiadas as govtechs que possuam soluções que apoiem a gestão pública em temáticas de desenvolvimento urbano sustentável.

O segundo caso destacado nesta página é a Rede Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa que tem como parceira a Comunitas – que é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado. A rede tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios e estados a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O humanize apoia o Programa de forma institucional, bem como a atuação desenvolvida em territórios específicos.

Quando se trata do recorte institucional, as frentes são: Reciprocidade e Replicabilidade. A primeira viabiliza as ações de governança compartilhada em todos os municípios e estados que fazem parte do programa, garantindo a execução das frentes de trabalho pactuadas, a ampla participação em reuniões estratégicas e encontros locais bem como a troca permanente e as decisões compartilhadas.

Ainda sobre o recorte institucional, a Replicabilidade é uma frente que tem o objetivo de ampliar o impacto do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável por meio de ações que promovem a troca de experiência e conhecimento entre os líderes e gestores públicos que fazem parte dos territórios de atuação do programa, assim como a disseminação de conhecimento e a transferência de capacidade técnica e recursos metodológicos.

Já a atuação em territórios específicos levou a iniciativa a fechar o ano de 2020 desenvolvendo ações nos seguintes cantos do Brasil:

JUNTOS Caruaru (PE)
Equilíbrio Fiscal; Educação Replica Teresina; Licenciamento Urbano; Segurança – Observatório; Fortalecimento de Lideranças – Johns Hopkins (Washington Dc); Fortalecimento de Lideranças – Columbia University (Nyc); Fortalecimento de Lideranças – MLG / CLP; Comunicação Estratégica; e Plataforma Rede Juntos.

JUNTOS Minas Gerais
Revisão e proposição de legislação de gestão de pessoas: diagnóstico, fusão de carreiras e progressão e promoção; Apoio retomada das atividades da Educação em função da Covid19; Parcerias para o desenvolvimento e inovação na educação; e Modernização da cultura organizacional.

JUNTOS Niterói (RJ)
Segurança: Pacto Niterói pela Paz; Saúde: Apoio à gestão Covid19 e Plano de Transição; Comunicação Estratégica; e Plataforma Rede Juntos.

JUNTOS Paraty (RJ)
Educação pelo Esporte: apoio à Escola de Atletismo; Programa de formação teórica e consultoria para Plano e Metas de 100 dias de Governo; e Saúde: Apoio à gestão Covid19, Aperfeiçoamento do modelo de parceria com organizações sociais, e Equipamentos de terapia intensiva para 15 unidades emergenciais de UTI.

JUNTOS Pará
Otimização dos gastos – projeto piloto na saúde; RetomaPará – Plano de retomada econômica responsável em função da Covid19; e Modernização e melhoria do processo de licenciamento ambiental.

JUNTOS Petrolina (PE)
Equilíbrio Fiscal; Educação Replica Teresina; Fortalecimento de Lideranças – Johns Hopkins (Washington Dc); Fortalecimento de Lideranças – Columbia University (Nyc); Fortalecimento de Lideranças – MLG / CLP; Comunicação Estratégica; e Plataforma Rede Juntos.

JUNTOS Rio Grande do Sul
Apoio na transição governamental do estado; Revisão do estatuto dos servidores; Apoio à comunicação estratégica; Modernização do atendimento ao cidadão; e Apoio ao modelo de distanciamento controlado (Covid-19).

Veja nossos casos