Aliança Líderes de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor

Aliança Líderes Públicos e do Terceiro Setor

 

Projetos do Terceiro Setor apoiados pela Aliança

Diagnóstico para Fortalecimento do Terceiro Setor no Brasil – Concluído
Por meio da Aliança, o Humanize financiou um diagnóstico, realizado pelo CPI, sobre o panorama atual e as principais características das organizações do terceiro setor nos temas de educação, meio ambiente, gestão pública e empreendedorismo e negócios sociais.
Parceiro: Center for Public Impact (CPI)

Edital para formação de ecossistemas HRTechs
O programa busca mobilizar startups de HR Tech brasileiras para o desenvolvimento de metodologia adaptada ao setor público. Como resultado final, as startups vão adaptar o produto final B2G com baixo custo e forte vinculação à gestão de pessoas para a implementação dos governos.
Parceiro: BrazilLab

Formação em Captação de Recursos – Concluído
A Aliança contratou a Everest Fundraising para capacitar as organizações que apoia no tema captação de recursos. O objetivo da formação é gerar uma expertise para que as organizações apoiadas tenham sustentabilidade financeira e possam gerar um impacto real e transformador na sociedade.
Parceiro: Everest Fundraising

Formação em Planejamento Estratégico – Concluído
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento institucional das OCSs, a formação de 16 horas contemplou 12 organizações. Ao final, as organizações puderam compreender quais os seus principais desafios, e como podem aplicar as ferramentas aprendidas para solucioná-los.
Parceiros: ponteAponte e Prowa

Missão Impacto Social – Vale do Silício
Destinado a executivos do 3º setor, o projeto visa esti- mular uma nova abordagem na elaboração de projetos inovadores no Brasil, a partir da compreensão do funcionamento de organizações referência do Vale do Silício.
Parceiros: Latin America Institute of Business (LAIOB) e Fundação Brava

Prêmio Melhores ONGs – Concluído
Projeto visa contribuir com a estratégia de fortalecimento do 3º setor, reconhecendo as organizações não governamentais que mais se destacam pela transparência e gestão em suas atuações. A iniciativa já se consolidou como o maior prêmio do segmento no Brasil.
Parceiros: Mundo Que Queremos, Instituto Doar, FGV SP e Rede de Filantropia

Terceiro Setor Transforma – Concluído
O programa de formação da THNK School, que ocorreu em 2018, teve como objetivo formar líderes do 3º setor em competências pessoais e de  gestão, além de reunir líderes com desafios diversos para  pensarem e se fortalecerem juntos. A 1ª turma do programa contou com 23 participantes de organizações.
Parceiro: THNK School

Venture Philantrophy: Planejamento Estratégico e modelo de Design no Brasil
A iniciativa visa determinar, desenvolver e testar o modelo de negócios ideal para uma plataforma de filantropia e investimento de impacto, com base em benchmarks, e entender as necessidades e oportunidades para as fundações e potenciais financiadores.
Parceiro: Rockefeller Philanthropy Advisorr (RPA)

 

Projetos de Gestão Pública apoiados pela Aliança

 

Cartilha do Programa Participação Direta nos Resultados (PDR) do Município de Santos (SP) – Concluído
O projeto teve como objetivo a elaboração de cartilha sobre sistema de indicadores de desempenho que embasa os contratos de gestão de metas e resultados da Prefeitura de Santos, o Programa Participação Direta nos Resultados (PDR) do município. O Humanize apoiou a sistematização dos últimos 6 anos de PDR.
Parceiro: Comunitas

Curso Inovação no Setor Público: Desafios para uma Prática Disruptiva – Concluído
O curso apresenta conceitos e ferramentas fundamentais para apoiar gestores públicos, privados e do 3º setor em suas dificuldades, além de casos práticos para que os gestores compreendam esses limites à introdução da inovação no setor público e possam contribuir na elaboração de estratégias de como superá-los.
Parceiros: Columbia Global Centers e Insper

Encontro de Inovação da ENAP – Concluído
Apoio ao Encontro de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para colaborar com a Rede de Escolas de Governo. O objetivo é sensibilizar, engajar e formar esse público relevante para o tema de gestão de pessoas, além de fomentar o debate.
Parceiro: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Especialização em Desenvolvimento Local e ODS – Concluído
A formação teve como objetivo ampliar as capacidades dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Parceiro: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Estratégia com Governadores da Amazônia Legal – Concluído
A iniciativa é o primeiro movimento para a construção de uma parceria com o Consórcio da Amazônia Legal, intermediada pelo IPAM, que elaborou uma estratégia de sensibilização dos estados para atuação no tema de gestão de pessoas em governos.
Parceiro: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

Evento ENAP “Café com Seleção” – Concluído
O objetivo é promover a agenda do uso de processos seletivos na administração pública. O evento também proporciona networking, sensibilização e instrumentalização dos participantes sobre o uso de seleções na administração pública.
Parceiros: ENAP, Aliança, parceiros técnicos de cases estaduais e estados

Laboratório de Data for Good – Concluído
Realizado no segundo semestre de 2019, o Lab teve como objetivo capacitar sobre inteligência analítica e uso de dados em políticas públicas, por meio de formação e mentoria em Data for Good para gestores públicos do Brasil.
Parceiro: Social Good Brasil

Plataforma de Conhecimento GESTA – Concluído
O GESTA consiste em uma plataforma virtual para reunir e expor estudos sobre os principais desafios do setor público brasileiro.
Parceiro: Fundação Brava

People Lab
A iniciativa visa atrair e mobilizar o ambiente acadêmico de Oxford (Blavatnik School) para o tema de gestão de pessoas em governos. O Lab organiza pesquisas, seminários e workshops para disseminar as melhores práticas em gestão de pessoas.
Parceiro: Blavatnik School Of Government (BSG) – Oxford

Pesquisa de Segurança Jurídica – Concluído
O objetivo é permitir um equilíbrio entre a autonomia das instituições de controle público e o dinamismo, a inovação e os desafios enfrentados pelo gestor público.
Parceiro: Centre for Public Impact (CPI)

Programa de Desenvolvimento do RH Público
O objetivo do programa é transformar a atuação de profissionais de RH Público dos governos estaduais eleitos, com uma proposta de uma nova arquitetura de funcionamento dessas áreas.
Parceiros: Insper, Fundação João Pinheiro e Fundação Dom Cabral

Produção e Sistematização de Conhecimento em Gestão de Pessoas no Setor Público
A iniciativa tem sido um trabalho contínuo na Aliança. A frente tem como objetivo produzir conhecimentos aplicados para a efetivação de processos estruturados de seleção de cargos críticos de liderança em governos, subsidiando a implementação de uma gestão efetiva de pessoas no setor público brasileiro.
Parceiros: CPI, Elo Group, Macroplan e universidades

Programa de Formação de Líderes Públicos – Concluído
O programa, que aconteceu em 2018, buscou dar apoio à formação de 20 líderes públicos selecionados em temáticas como integridade, sustentabilidade, saúde pública e campanhas eleitorais.
Parceiro: Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)

Prêmio Espírito Público
O Prêmio Espírito Público visa reconhecer e divulgar as trajetórias de profissionais públicos que realizam grandes contribuições para o Brasil, por meio da valorização de projetos inovadores e de relevância social na gestão pública. O Humanize apoiou a primeira edição do prêmio, em 2018, e mantém o apoio através da Aliança.
Parceiros: República.org e Agenda Brasil do Futuro

Pesquisa de Diagnóstico e Prognóstico dos Estados – Concluído
A pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos aplicados para a efetivação de processos estruturados de seleção de cargos críticos de liderança em governos, subsidiando a implementação de uma gestão efetiva de pessoas no setor público brasileiro.
Parceiros: Conselho dos Secretários de Administração (CONSAD) e Macroplan

Pesquisa de Remuneração de Cargos de Liderança nos Estados – Concluído
A Aliança apoiou a iniciativa em 2019. O projeto consiste em pesquisa comparativa sobre remuneração de cargos de liderança no setor publico no Brasil em comparação com outros países e também com o setor privado, com a finalidade de trazer evidências para o debate com a sociedade e propostas em remuneração de cargos estratégicos. O objetivo é remover a barreira de atratividade de talentos para o governo.
Parceiro: Consultoria Mercer

Soluções Inovadoras para Cidades Sustentáveis
Fortalecimento da capacidade institucional de governos locais, por meio da capacitação de unidades de inovação e performance ligadas às prefeituras de Aracaju (SE), Blumenau (Santa Catarina), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Caruaru (PE) e Una (BA).
Parceiro: Instituto Arapyaú

Cases Estaduais e Municipais 

Implementação de processo de seleção estruturada de cargos críticos de liderança em governos municipais e estaduais, em especial nas áreas prioritárias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Os cases promovem um processo de sensibilização, diagnóstico, definição de perfis e objetivos para cada vaga; execução de processo seletivo aberto; e apoio à inserção dos selecionados em sete estados em cinco pilares de atuação: atração, seleção, desempenho, desenvolvimento e times.


_Cases Estaduais

Ceará: o projeto mapeará cargos de liderança das secretarias de educação e saúde, e realizará um desenho do processo de pré-seleção e de desenvolvimento para tais cargos.
Parceiro: Instituto Publix e Governo do Ceará

Minas Gerais: iniciado em março de 2019, o projeto Transforma Minas selecionará 325 posições de diferentes secretarias, do segundo e do terceiro escalão, divididos em 3 ondas, bem como desenvolvimento durante 6 meses para 25 líderes da primeira onda.
Parceiro: Vetor Brasil e Governo de Minas Gerais

Pará: atuar por meio de processos de pré-seleção, desempenho e desenvolvimento nas Secretarias de Educação e Meio Ambiente do Pará. Na educação, a proposta contempla o desenvolvimento e a seleção, ao final do ano, de 22 diretores das unidades regionais de ensino. No meio ambiente, a proposta trata do redesenho da secretaria, o diagnóstico dos cargos críticos/estratégicos de governo e um processo seletivo para os cargos críticos da secretaria.
Parceiro: Elo Group e Governo do Pará

Paraná: o projeto visa selecionar 32 chefes dos Núcleos Regionais de Educação do estado do Paraná.
Parceiro: Instituto Publix e Governo do Paraná

Pernambuco: a iniciativa, em parceria com a secretaria de Educação de Pernambuco, buscará sistematizar o atual processo de seleção de diretores regionais de ensino que já ocorre na secretaria, com o objetivo de aprender e replicar as boas práticas da secretaria, bem como propor melhorias ao processo. O parceiro especialista contribuirá para o desempenho e desenvolvimento das lideranças regionais selecionadas.
Parceiro: Elo Group e Governo de Pernambuco

Rio Grande do Sul: projeto tem como objetivo pré-selecionar 3 posições da SEPLAG e 30 coordenadores regionais de educação, com posterior desenvolvimento de acordos de resultados para as posições pré-selecionadas.
Parceiro: Vetor Brasil e Governo do Rio Grande do Sul

São Paulo: processo de pré-seleção para 28 das 91 posições de Dirigentes Regionais de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, bem como a definição de competências de todas as 91 posições.
Parceiro: Vetor Brasil e Governo de São Paulo

Sergipe: apoio na seleção dos 10 diretores regionais da secretaria Estadual de Educação em parceria com o Programa Formar, da Fundação Lemann.
Parceiro: Fundação Lemann e Governo de Sergipe

 

_Cases Municipais – Concluídos

Niterói (RJ): realizado em 2018, o projeto resultou na contratação de 10 servidores temporários para a prefeitura e na sistematização do processo de seleção por competências para replicabilidade, com foco no desenvolvimento de um artigo acadêmico explicitando os desafios jurídicos do processo de contratação de temporários.
Parceiro: Vetor Brasil

Santos (SP): realizado em 2018, o processo de pré-seleção para contratação de 4 coordenadores de Atenção Básica contou com 371 inscritos, de 15 estados do Brasil. Uma segunda parte do projeto, em andamento em 2019, consiste no mapeamento e elaboração de uma matriz de competências para a Secretaria de Saúde de Santos, com implementação de uma rotina de avaliação por competências e feedback para os coordenadores contratados.
Parceiro: Vetor Brasil

Voltar para projetos de Gestão Pública »