SimulaCovid: simulador gratuito mostra como os municípios podem se preparar para a crise do novo coronavírus

SimulaCovid
Simulador visa contribuir para a tomada de decisão dos gestores públicos no combate ao coronavírus (Foto: Instituto Arapyaú/ Divulgação)

03 de abril de 2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, chega ao ambiente virtual um simulador intitulado SimulaCovid. Desenvolvida pela Impulso em parceria com voluntários e o Instituto Arapyaú, a ferramenta estuda os municípios brasileiros e fornece simulações gratuitas sobre os leitos e ventiladores mecânicos necessários para a demanda de cada cidade durante a crise do coronavírus (Covid-19). Dados como o tempo de estoque dos equipamentos de saúde nas cidades também estão disponíveis para simulação.

A ferramenta surpreende ao trabalhar com dados que são extraídos em tempo real por meio do DataSus. Os números de casos confirmados em cada cidade são atualizados frequentemente e oferecem simulações concretas a respeito da realidade dos municípios.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a tomada de decisão dos gestores públicos, gerando informações que permitem análises de diversos cenários. Com a simulação, o gestor público pode prever medidas de isolamento social de diferentes intensidades e traçar um plano de ação para evitar o colapso do sistema de saúde local.

 

Leia mais »