Instituto humanize

Autoconhecimento para liderança

Laís Castro

Gerente da Fazenda Bananal
Paraty, RJ

Projeto relacionado: EMERGE – Lidere com Coragem 2021

A insegurança pode ser um sentimento comum para um ou uma jovem líder. Sentir-se não pertencente ou não
competente o suficiente para exercer uma função que exija alta responsabilidade é uma das crenças limitantes que
podem atrapalhar uma gestão mais assertiva. Eliminar ou aprender a lidar melhor com essas e outras inseguranças
é um dos objetivos do programa ‘EMERGE – Lidere com Coragem 2021’, implementado pela ‘Thnk School of Creative Leadership’, voltado para a formação de jovens lideranças.

Uma das participantes da turma de 2021 do programa foi Laís Castro, gerente da ‘Fazenda Bananal’. Natural de Paraty (RJ), Laís estudou agronomia na faculdade e se aproximou de temas como produção orgânica e conservação, questões que já brilhavam seus olhos como fundamentais não apenas para o seu futuro profissional, mas também como uma visão de mundo melhor.

Como gestora de uma propriedade localizada na mesma cidade onde nasceu, Laís lidera em um ambiente conectado
com seu propósito. A ‘Fazenda Bananal’ atua com produção agroecológica de alimentos, educação ambiental, turismo e experiências imersivas de contato com natureza. Na sua gestão, Laís considera valores de sustentabilidade, no sentido ambiental, mas também econômico e social, apoiando o vínculo entre natureza e as pessoas ao seu redor.

Tais valores foram trabalhados no programa ‘Emerge – Lidere com Coragem’, onde Laís teve a oportunidade de
compartilhar seus principais desafios e aprendizados como gestora centrada no “agir sustentável”, como ela mesma
define. Com ferramentas teóricas e práticas, a turma mergulhou em um processo de troca sobre propósitos, desafios, soluções colaborativas e escuta.

Autoconhecimento para liderar melhor

O Emerge foi fundamental para a profissional que eu sou hoje, me sinto mais segura atuando na liderança. Aprendi habilidades, troquei com pessoas com desafios muito parecidos com os meus

A agrônoma destaca que as dinâmicas do programa da ‘Thnk School‘ colaboraram para a quebra de alguns
paradigmas em relação à gestão enquanto uma pessoa jovem. Um exemplo disso é a dinâmica sobre crenças
limitantes que desafia a turma a olhar para si e entender as inseguranças e concepções sociais que podem limitar a sua atuação. Laís reforça que atividades como essa, ou seja, mais voltadas para uma perspectiva pessoal, ajudaram as pessoas da turma a se conectarem umas com as outras.

Uma das coisas que eu carrego é a forma como o programa foi produzido. Mesmo remotamente, misturou dinâmicas onde a gente se conhecia como pessoa. Isso promoveu um autoconhecimento focado em liderança

Despertando esse olhar para dentro em diferentes lideranças, em 2021 a iniciativa fez a diferença, conectando e formando 42 jovens de vários tipos de instituições de todo o país.