Instituto humanize

Role a página para
saber mais

Dentro do Instituto humanize, e considerando os vínculos externos da instituição, há um espaço de inovação e experimentação capaz de absorver projetos que, mesmo não alinhados diretamente aos eixos programáticos da instituição, podem assumir um papel catalisador de aprendizados e ainda contribuir com a busca por soluções que tenham como missão a transformação social.

Nessa perspectiva, há a consciência de que grande parte da capacidade de mergulhar em novos temas está ligada ao caráter inovador da sustentabilidade, campo que é tão presente no humanize e que está em constante evolução. Há, portanto, uma condição inovadora no campo – que é reforçada na instituição a partir do acompanhamento de projetos e da relação com parceiros. Isso abre espaço para o surgimento de temas que não haviam sido previstos e/ou planejados, mas que merecem um olhar mais próximo.

É a partir de um espaço como esse que surge o Programa de Projetos Especiais, área do humanize que engloba ações como: pesquisar temas inéditos; experimentar novas vias a partir das relações com parceiros; incubar iniciativas para que, eventualmente, possam ser desenvolvidas e testadas com um olhar de longo prazo; abrir espaço para novas ideias e protótipos de soluções que podem ser observadas em ação.

Nessa direção, o programa vem adquirindo a força necessária para se aproximar ainda mais das tendências que dialogam com um olhar sistêmico de mundo — um olhar que se mostra mais amplo e capaz de incorporar relações de causa e efeito a partir de diferentes contextos.

Conheça o histórico de projetos:

“A Queda do Céu - Palavras de um Xamã”

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Ford, Nia Tero, Instituto Arapyaú, Itaú Cultural, Globo Filmes/Le Films d’Ici, Climate and Land Use Alliance (CLUA) e Porticus

Parceiro Implementador: Aruac Filmes

Baseado no livro homônimo, o filme retrata uma profecia sobre o fim do mundo feita pelo xamã Yanomami Davi Kopenawa, que denuncia e encaminha questões humanitárias e climáticas. Com previsão de lançamento para o ano de 2024, a obra é um chamado para a sociedade na busca do melhor conhecimento da relação dos povos indígenas com o território e a natureza, e a importância desses povos para a preservação da floresta.

Cátedra UNESCO de Alfabetização em Futuros no Museu do Amanhã

Parceiro Cofinanciador: Instituto de Desenvolvimento e Gestão – Museu do Amanhã

Parceiro Implementador: Stichting Museum of Tomorrow International – MOTI

O projeto tem como objetivo oficializar a candidatura oficial de uma Cátedra ‘UNESCO’ de Alfabetização em Futuros no ‘Museu do Amanhã’, um processo traça especialmente com o propósito de avançar no desenvolvimento desta disciplina no Brasil. A ‘Alfabetização em Futuros’, promovida pela ‘UNESCO’, é uma habilidade que permite compreender melhor o papel que o futuro desempenha na forma como pensamos e agimos no presente.

Coleção História Geral da África

Parceiros Implementadores: Fundação Roberto Marinho e UNESCO

Projeto de reedição, impressão e distribuição da coleção “História Geral da África”, incluindo 500 exemplares dos oito volumes completos e 100 exemplares dos dois volumes que compreendem a síntese da obra. O lançamento da coleção ainda incluiu a realização de webinars e debate no ‘Canal Futura’, a fim de ampliar os espaços de informação e de diálogo sobre o tema do racismo no Brasil.

Projeto encerrado em 2021.

Veja nossos casos