Instituto humanize

Role a página para
saber mais

O trabalho em rede potencializa recursos e competências, ganhando escala para projetos de transformação social, maximizado impacto e proporcionando o compartilhamento de conhecimento entre as organizações e pessoas envolvidas. 

Consolidar parcerias duradouras faz parte do nosso investimento filantrópico estratégico. Acreditamos que esse modelo de trabalho é uma das respostas para gerar a transformação que almejamos. Afinal, parcerias abrem caminhos para que outros recursos, advindos, por exemplo, de agências multilaterais e dos setores público e privado possam se juntar e complementar esse ecossistema.  

Nessa direção, a atuação do humanize busca se conectar com entidades de referência em diferentes setores, a fim de replicar boas práticas, dar escala, capilaridade e alavancagem aos investimentos realizados. Isso acontece, especialmente, com esforços voltados a contribuir com territórios transformados, capacidades locais fortalecidas e ampliadas, e um desenvolvimento mais sustentável e consciente – que possibilite que pessoas e recursos naturais coexistam de forma mais harmônica. 

Neste cenário, contamos atualmente com dez parcerias ativas:

Conexões em rede

Aipê (Aliança pela Inclusão Produtiva)

A Aliança busca fortalecer os investimentos e o potencial do impacto para garantir o avanço do empreendedorismo e da empregabilidade de quem mais precisa. Seu compromisso gira em torno de investir na inclusão produtiva para criar oportunidades e diminuir a desigualdade.

Ações para a mudança:

– Assistência técnica para fortalecimento produtivo, gestão e comercialização com grupos e indivíduos;

– Assistência para desenho de modelos e prototipagem de negócios;

– Concessão de recursos financeiros para projetos e negócios (acesso a crédito e a capital de terceiros);

– Qualificação Profissional.

A Aipê apoia projetos de associações, cooperativas, microempresas e empreendedores individuais por meio de Chamadas Públicas específicas.

Visite o site: https://aipe.org.br/

Parceiros: BNDES, Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto Heineken, Instituto Votorantim e Santander

Aliança Inclusão Produtiva via Empreendedorismo Urbano e Rural

Criada em junho de 2020, a Aliança procura promover o impacto socioambiental por meio da inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade econômica, residentes de áreas urbanas e rurais – empreendedores (as) urbanos (as) e rurais, pequenos (as) produtores (as) e agricultores (as) familiares. Para isso, a parceria apoia soluções inovadoras para a jornada empreendedora de negócios de impacto, bem como iniciativas que geram oportunidades de emprego e renda.

Parceiros: Fundação Arymax e Fundação Tide Setubal

Aliança Nosso Cerrado

O foco da parceria é promover o desenvolvimento econômico sustentável, mantendo o Cerrado ‘em pé’ e valorizando a cultura das comunidades. Com atuação voltada para municípios no Nordeste Goiano, a estratégia da Aliança é direcionada por eixos principais (Conservação da Biodiversidade e Gestão de Paisagens Sustentáveis, Cadeias de Valor Sustentáveis e Empreendedorismo) e transversais (Comunicação e Mecanismos Financeiros).

Parceiros: Fundação Grupo Boticário e Nature Invest

Coalizão pelo Impacto

A Coalizão pelo Impacto possui o intuito de potencializar o ecossistema de negócios de impacto no Brasil.

Para cumprir seu objetivo, a Coalizão atua em parceria com organizações dinamizadoras do ecossistema de investimentos e negócios de impacto socioambiental nas cinco regiões do país, especificamente a partir de seis localidades – que são: Belém (PA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Campinas (SP), Paranaguá (PR) e Porto Alegre (RS).

Nessa direção, a iniciativa prevê impulsionar 600 negócios de impacto positivo em Tecnologias Verdes, Cidadania, Educação, Saúde, Cidades Inteligentes e Serviços Financeiros.

Visite o site: https://coalizaopeloimpacto.org.br/

Parceiros: Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, ICE, Instituto Helda Gerdau, Instituto Sabin, RaiaDrogasil e Somos Um

Parceria Estratégica Baía de Guanabara

A parceria busca promover o empreendedorismo de impacto socioambiental por meio de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), com foco em: (i) fortalecimento da segurança hídrica; (ii) adaptação as mudanças climáticas; e (iii) conservação da biodiversidade nos municípios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara.

Parceiro: Fundação Grupo Boticário

Parceria Estratégica da Pesca

A parceria é guiada pelo propósito de apoiar a estruturação e consolidação de cadeias de valor sustentáveis da pesca, principalmente a do pescado artesanal, promovendo: (i) geração de renda e qualidade de vida às comunidades pesqueiras; (ii) oferta de pescado de qualidade aos diferentes mercados; (iii) sensibilização e engajamento com o setor público; (iv) conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha, atenta às mudanças climáticas e com ênfase nos estoques pesqueiros.

Parceiro: OAK Foundation

Parceria Estratégica Sul da Bahia

A parceria possui o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável e influenciar políticas públicas na região sul da Bahia por meio da estruturação e dinamização da cadeia produtiva do cacau e culturas associadas (como a do mel).

Parceiro: Instituto Arapyaú

Plataforma Conjunta

A iniciativa busca oferecer um ambiente de conhecimento e formação sobre o Terceiro Setor, promovendo o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil por meio de curadoria, produção de conteúdo, experiências de aprendizagem, ferramentas e construção de redes de conexão.

Visite o site: https://conjunta.org/

Parceiros: Instituto ACP e GIFE

Uma Concertação pela Amazônia

Com grande capacidade de articulação, a iniciativa mobiliza mais de 400 lideranças e engaja cerca de 250 organizações a fim de buscar soluções para a conservação e contribuir para o desenvolvimento sustentável de baixo carbono, inclusivo e de longo prazo, para o bioma. A parceria se caracteriza, portanto, como uma rede ampla, diversa e plural de pessoas, instituições e empresas. Nos últimos anos, os atores que formam a rede se dividiram em oito grupos de trabalho (GTs), sendo eles: Bioeconomia, Educação, Cultura, Juventudes, Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária, Inteligência Política, Infraestrutura Socioterritorial e Engajamento do setor privado.

Em prol da Amazônia, a rede possui importante potencial de disseminação de conhecimento e recomendações a nível nacional e internacional, o que inclui uma participação ativa na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP).

Visite o site: https://concertacaoamazonia.com.br/

Parceiros: Climate and Land Use Alliance (CLUA), Instituto Clima e Sociedade (iCS), Open Society Foundations e Instituto Arapyaú

Vamos

A parceria atua de forma colaborativa e coordenada com foco na articulação e mobilização de pessoas, saberes e recursos – o que contribui para promover e disseminar uma cultura de engajamento, valorização e gestão estratégica de pessoas que atuam no setor público e no terceiro setor.

A Vamos conta com quatro pilares de atuação: (i) Produção e disseminação de conhecimento; (ii) Reconhecimento, inovação e busca por soluções; (iii) Articulação, mobilização e legitimidade; (iv) Criação e fortalecimento do ecossistema.

A partir da Parceria Vamos, iniciativas que podem influenciar uma melhor política de gestão de pessoas no setor público (GPSP) são apoiadas, especialmente porque há uma crença de que aí está um elemento-chave para contribuir com serviços públicos de qualidade e ainda possibilitar que lideranças e organizações do terceiro setor tenham capacidade de atuar como agentes de transformação.

Visite o site: http://parceriavamos.com.br/

Parceiros: Fundação Lemann e República.org

Veja nossos casos