Instituto humanize

Role a página para
saber mais

O Programa de Gestão Pública do Instituto humanize busca contribuir para a promoção da eficiência pública, o que inclui esforços para gerar serviços de maior qualidade para a população. Um dos caminhos traçados pelo programa se revela no trabalho focado no fortalecimento, tanto da capacitação de atores das organizações do terceiro setor quanto do sistema de gestão de pessoas em governos.

Nessa linha, o Ih possui o intuito de contribuir para que a pauta de gestão de pessoas no setor público (GPSP) seja cada vez mais solidificada, alcançando um ecossistema mais amplo. Isso envolve a consolidação de organizações implementadoras de projetos junto a governos e instituições públicas e privadas de ensino, principalmente com o foco em ampliar a produção e disseminação de conhecimento e a formação de gestores (as) públicos (as).

No que diz respeito ao ecossistema de investimento social de impacto, o humanize atua de forma estratégica quando se trata de fortalecer a gestão pública, especialmente por conta da consciência de que as transformações fomentadas pelo terceiro setor e o setor privado precisam ter uma maior chance de se institucionalizar e de ganhar escala.

Na perspectiva de desenvolvimento territorial, a base da atuação do programa e do Ih como um todo se volta para uma atuação que aponta para três estratégias centrais: desenvolvimento de capacidades institucionais; desenvolvimento de capacidades individuais para gestores (as) públicos (as); e ação articulada entre os três setores, reconhecendo o potencial de uma atuação sinergética com o Terceiro Setor.

Em resumo, inovar, escalar boas práticas e implementar políticas públicas estão entre os pontos valorizados pelo programa, uma vez que o humanize acredita que essas questões podem colaborar para um país mais justo, inclusivo e sustentável.

Conheça o histórico de projetos:

Amazon Madrid

Parceiros Cofinanciadores: Governors Climate and Forest Task Force, IPAM, GIZ, Conservação Internacional, FUNBIO, The Sustainable Trade Initiative, Environmental Defense Fund, Tropical Forest Alliance, Instituto Arapyaú

Parceiros Implementadores: IPAM, GIZ, Consórcio Amazônia Legal, Cooperação Alemã

O objetivo da iniciativa foi proporcionar um espaço na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP25) para apresentar, ratificar e debater os compromissos dos estados amazônicos para com as Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs) firmadas pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, bem como apresentar oportunidades de negócios e investimentos para o desenvolvimento de uma economia de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) na região à luz do planejamento estratégico do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, a partir de diferentes perspectivas.

Projeto encerrado em 2019.

Apoio à Estruturação e Governança da Secretaria Executiva do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal

Parceiros Cofinanciadores: Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Arapyaú e FUNBIO

Parceiros Implementadores:
FUNBIO e Fundação Dom Cabral

O humanize apoiou o projeto por acreditar em sua dedicação focada no fortalecimento da gestão e da governança do ‘Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal’. Nessa direção, o projeto, que foi viabilizado e acompanhado pelo ‘FUNBIO’, previu o desenho do modelo de governança do Consórcio, definindo suas políticas, processos e rotinas, bem como a estrutura organizacional da própria secretaria executiva. A ‘Fundação Dom Cabral’ conduziu a implementação dos produtos diretamente com a secretaria executiva do Consórcio.

Projeto encerrado em 2022.

Apoio ao IV Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio

Parceiro Cofinanciador: ICMBio

Parceiros Implementadores: Conservação Internacional e ICMBio

Formação de servidores do ‘ICMBio’, dos demais órgãos do ‘Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama)’ e de outros atores sociais envolvidos com a conservação da biodiversidade para que todos esses pudessem atuar na Gestão Ambiental Pública (GAP). A iniciativa envolveu a compreensão dos contextos ambientais, sociais, políticos e econômicos de seus territórios de atuação, estimulando a articulação entre os diferentes setores, bem como o fortalecimento da participação social e a promoção da justiça ambiental.

Projeto encerrado em 2019.

Apoio aos challenges de setor público do Brazil Lab

Parceiros Cofinanciadores: Amazon Web Services, Instituto Betty Jacob Laffer, Fundação Arymax, Bank of America e Fundação Brava

Parceiro Implementador
: BrazilLab

Hub
de inovação que conecta empreendedores (as) ao setor público e tem como principal objetivo adaptar, potencializar e validar as soluções apresentadas e selecionadas para que atendam às demandas de gestores (as).

Apoio ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração - CONSAD

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD

O objetivo do projeto foi contribuir para o desenvolvimento institucional do ‘CONSAD’, apoiando seu trabalho estratégico na pauta de gestão de pessoas no setor público no país.

Projeto encerrado em 2021.

Apoio ao Fórum Inova Cidades

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Instituto Arapyaú e Fundação Tide Setubal

Parceiro Implementador: Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

A ‘Aliança pela Inovação e Sustentabilidade’ apoiou, no início de 2020, a publicação de um guia de inovação em governos locais, desenvolvido pelo Fórum — que é uma rede que reúne secretários (as) e dirigentes públicos para a construção de uma agenda de promoção da inovação na gestão pública municipal, criando e fortalecendo espaços para debates, trocas e soluções.

Projeto encerrado em 2020.

Apoio ao MapBiomas – 2019 e 2020

Parceiros Cofinanciadores: Wellspring Foundation, Children’s Investment Fund
Foundation, iCS, OAK Foundation e Global Wildlife Conservation

Parceiro Implementador:
Instituto Arapyaú

O ‘MapBiomas’ produz mapeamento anual da cobertura e uso do solo e ainda monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente, contando com dados a partir de 1985. O projeto apoiou o desenvolvimento de um sistema em larga escala para garantir a detecção precoce de desmatamento, degradação, exploração e regeneração florestal em todos os biomas do país.

Apoio ao Ranking de Competitividade dos Municípios

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Instituto Arapyaú, Bank of America, Grupo CCR e Centro de Liderança Pública (CLP)

Parceiros Implementadores: Centro de Liderança Pública (CLP) e Gove Consultoria

Apoio ao projeto já desenvolvido pelo ‘Centro de Liderança Pública (CLP)’, com foco na disponibilização de informações referentes à gestão dos municípios mais populosos do país. O ranking é elaborado a partir de 55 indicadores, além de 12 pilares temáticos conectados com a promoção do desempenho e a melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros. Assim, se forma uma lista que posiciona 405 municípios em questões relacionadas à sustentabilidade, inovação, educação, segurança pública, saúde e saneamento básico. O objetivo da plataforma é o de auxiliar na formulação de projetos e políticas públicas baseadas em evidências.

Apoio Institucional ao Programa de Aceleração ICLEI Innovation

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: ICLEI

Apoio institucional ao programa de aceleração, com foco em promover conexão entre governos locais e startups interessadas na geração de soluções tecnológicas e inovadoras para a gestão de áreas verdes urbanas e políticas de arborização nas cidades, priorizando tecnologias replicáveis e escaláveis.

Projeto encerrado em 2020.

Café com Seleção

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Rodada de discussões sobre os critérios e perfis necessários para ocupação de cargos comissionados no setor público, com palestras e oficinas sobre o tema.

Projeto encerrado em 2019.

 

Campanha “Onde estão os negros no serviço público?”

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Lemann, Instituto Arapyaú e República.org

Parceiros Implementadores: Catálise LAB e República.org

A iniciativa nasceu inspirada em diversos movimentos pelo mundo que questionam a falta de negros (as) em espaços de visibilidade e liderança. O ‘Desafio Catálise’, uma chamada para soluções e propostas inovadoras para a temática racial, foi uma das principais ações no conjunto da campanha.

Projeto encerrado em 2021.

Capacitar Amazônia

Parceiro Cofinanciador: Banco Mundial

Parceiro Implementador: IPAM

Formação de governadores (as), secretários (as) e gestores (as) técnicos (as) dos estados da Amazônia Legal em ‘Cadeias Produtivas Sustentáveis’ e ‘Negócios de Baixas Emissões de Carbono’.

Projeto encerrado em 2019.

Cases Estaduais

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org
estruturaram o Programa com foco na implementação de um processo de seleção estruturada de cargos críticos de liderança em governos estaduais. Os cases promoveram, em oito estados, um processo de sensibilização, diagnóstico, definição de perfis e objetivos para cada vaga, além de execução de processo seletivo aberto e ainda apoio à inserção dos selecionados em sete estados – a partir de cinco pilares de atuação: atração, seleção, desempenho, desenvolvimento e times.

> Ceará
Parceiros Implementadores: Instituto Publix e Falconi
Seleção de 16 cargos na ‘Secretaria de Saúde’, em processo seletivo com 90 candidatos (as) por vaga e, posteriormente, seleção de 258 vagas nos consórcios. Na ‘Secretaria de Educação’ foram selecionados 12 cargos de liderança, com desenho de metas, indicadores e rotinas.

> Minas Gerais
Parceiros Implementadores: Vetor Brasil e Fundação João Pinheiro
Seleção de 325 posições do segundo e terceiro escalão de diferentes secretarias em um
processo dividido em três ondas, bem como o desenvolvimento para 25 líderes da primeira onda durante seis meses. Para dar continuidade aos processos de seleção, a ‘Secretaria de Planejamento (SEPLAG)’ desenvolveu um sistema próprio.

> Pará
Parceiro Implementador: Instituto Publix
Foram trabalhados os pilares de desempenho e desenvolvimento, com mapeamento dos principais cargos de liderança, pactuação de metas e desenho de uma matriz de competência de cargos críticos das secretarias de meio ambiente e sustentabilidade e de educação.

> Paraná
Parceiro Implementador: Elo Group
Seleção de 32 chefes dos ‘Núcleos Regionais de Educação’, desenho da Matriz de Competência para os cargos críticos mapeados e das Rotinas de Desenvolvimento. Entretanto, por questões do Governo, os selecionados não foram nomeados.

> Pernambuco
Parceiros Implementadores: Instituto Publix, Elo Group e Pro Building
Implementação de sistema de alta gestão para atração, seleção, desempenho, desenvolvimento e engajamento. As secretarias de educação, planejamento e administração foram os órgãos parceiros, com desenvolvimento de 79 lideranças e 17 cargos de gerência selecionados.

> Rio Grande do Sul
Parceiros Implementadores: Vetor Brasil e Elo Group
Trabalho focado em pré-selecionar três pessoas para estruturar a nova área de ‘Gestão de Pessoas do Estado’ e 30 coordenadores regionais de educação. Também há a construção de um plano de longo prazo para implementar as melhores práticas de gestão de pessoas.

> São Paulo
Parceiros Implementadores: Vetor Brasil e Falconi
Implementação de processos de seleção no ‘Detran’ por meio da ‘Secretaria de Governo’,  ‘Secretaria de Educação’ e ‘Secretaria de Desenvolvimento Econômico’, com 61 cargos selecionados e 103 lideranças desenvolvidas. A parceria contempla capacitação e engajamento dos órgãos para desenvolver novos processos e gestão de pessoas.

> Sergipe
Parceiro Implementador: Instituto Publix
Implementação dos pilares de atração e seleção e desempenho e desenvolvimento, na ‘Secretaria de Educação’. Foram selecionados 254 diretores escolares e 10 coordenadores regionais, além de 26 lideranças desenvolvidas.

Projeto encerrado em 2020.

Cases Municipais

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Vetor Brasil

> Niterói (RJ)
Processo de contratação temporária de dez analistas de gestão pública, bem como de sistematização de um processo focado em replicabilidade e na criação de um Toolkit de seleção guiado por competências para o setor público.

> Santos (SP)
Objetivo de pré-selecionar, mapear competências, criar acordos de desempenho e desenvolvimento para quatro Coordenadores de atenção básica da ‘Secretaria Municipal de Saúde de Santos’.

Projeto encerrado em 2019.

Apoio a Governos - 2020 e 2021

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Instituto Publix, Falconi, Aline Suki (Consultora), Instituto Gesto e Vetor Brasil

Marcando uma evolução dos cases, esse apoio foi responsável por implementar uma abordagem mais estratégica da ‘Parceria Vamos’ na atuação com os estados e municípios. Nesse sentido, o programa buscou, além da implementação de apoios diretos a governos, garantir a institucionalização das ações de gestão de pessoas. Como resultado, o programa foi executado nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.

Cidadãos de Dados e Festival Social Good Brasil 2021

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Telefônica Vivo, Engie, Mercado Livre, Instituto Coca-Cola, Amazon Web Services, Sul América, Instituto Sabin, Ailos e Unilos

Parceiros Implementadores: Social Good Brasil e Governo estadual do Ceará

O projeto corresponde a capacitar gestores (as) públicos (as) no Brasil com competências humanas e analíticas, e ainda desmistificar e tornar acessível o conhecimento e o uso de dados para que gestores (as) possam desenvolver suas capacidades através do uso correto (e ético) de dados. Além disso, por meio do ‘Festival SGB’, o projeto buscou dar visibilidade para a alfabetização de gestores (as) públicos (as) diante do uso de dados para a melhoria da gestão pública.

Projeto encerrado em 2021.

Coalizão GPSP/ Movimento Pessoas à Frente

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Purpose Campaign

Em 2020, a ‘Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no 3º Setor’ (atual  ‘Parceria Vamos’) construiu uma Coalizão com representantes dos mais diversos setores com o foco em discutir, em grupos de trabalho, propostas concretas acerca das diferentes prioridades da agenda de Gestão de Pessoas no Setor Público (GPSP). Ao final de outubro de 2020, houve um evento que marcou a consolidação do trabalho que foi realizado durante o ano e ainda celebrou o lançamento da marca da Coalizão, a qual passou a ser chamada de ‘Movimento Pessoas à Frente’.

O movimento busca construir propostas concretas e baseadas em evidências para um novo paradigma de GPSP, com foco na efetividade do estado e na valorização de gestores (as). A iniciativa é composta por um grupo plural e diverso formado por especialistas, parlamentares, representantes do Governo Federal, Governos Estaduais, sindicatos, Judiciário, Órgãos de Controle, organizações do terceiro setor, dentre outros.

Columbia Women’s Leadership Network in Brazil – Turmas 2 e 3 (2019 a 2021)

Parceiros Cofinanciadores: República.org e Fundação Lemann

Parceiro Implementador: Columbia Global Centers – Rio e Universidade de Columbia (NYC)

A iniciativa seleciona anualmente até 30 gestoras públicas e do terceiro setor com perfil de liderança, com o objetivo de desenvolver uma crescente rede de mulheres que contribuirão para a transformação do serviço público no Brasil. O humanize apoia a rede desde a formação de sua primeira turma, em 2018.

Compras Públicas de Inovação e Transformação Digital de Cidades - Fases 1, 2 e 3

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: Spanó Advocacia

Conjunto de iniciativas voltadas ao apoio de pautas de ‘Compras Públicas de Inovação’ e ‘Transformação Digital’ nas cidades, o que originou a realização de ações como: diagnóstico de compras públicas de inovação e transformação digital nos municípios; desenvolvimento de ferramenta de diagnóstico de maturidade nos dois temas; plano de advocacy para compras públicas de inovação; e mapeamento do sistema de transformação digital em municípios.

 

Conexão Pública Meio Ambiente

Parceiro Implementador: Centro de Liderança Pública – CLP

Implementação da metodologia desenvolvida pelo ‘CLP’ para formação e articulação de gestores (as) públicos (as) das secretarias conectadas aos desafios de meio ambiente em Nova Iguaçu (RJ), Paty dos Alferes (RJ) e Campinas (SP), em função de desafios específicos. Em geral, o projeto tem o objetivo de oferecer aos (a) gestores (as) conhecimentos específicos para auxiliar na estruturação de soluções que olham para desafios complexos. A iniciativa ainda valoriza a articulação de diferentes atores para promover o desenho dessas soluções.

Curso ‘Acelerando a Transformação Digital no Setor Público’

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: Insper

Concessão de nove bolsas de estudo para gestores (as) públicos (as) de municípios de todo o país participarem de uma formação de curta-duração do ‘Insper’ sobre transformação digital no setor público brasileiro. O apoio da ‘Aliança pela Inovação e Sustentabilidade’ ainda permitiu que dois professores especialistas britânicos participassem do curso.

Projeto encerrado em 2020.

Curso ‘Inovação no Setor Público’ – Turmas 1 e 2

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Insper e Columbia Global Centers Rio de Janeiro
Curso para apoiar gestores (as) públicos (as) privados (s) e do 3º setor a entender a importância da tecnologia, bem como discutir e fomentar inovação no setor público.

Desafio HR Techs BrazilLab

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: BrazilLab

O projeto mobilizou startups de HR Tech brasileiras para o desenvolvimento de uma metodologia adaptada ao setor público. As HR Techs trabalham na automatização de processos de recursos humanos, aumentando sua eficiência por meio de soluções tecnológicas. A ‘Fábrica de Negócios’, que foi a startup vencedora do processo, recebeu investimento para a realização de um projeto junto ao Governo do Estado de Minas Gerais.

Projeto encerrado em 2020.

Diagnóstico e Pré-projeto para redesign de favelas em São José do Rio Preto (SP)

Parceiro Cofinanciadores: Gerando Falcões e Fundação Tide Setubal

Parceiro Implementador: Gerando Falcões e Instituto Tellus
A iniciativa visa estruturar o redesenho de uma favela, na cidade de São José do Rio Preto (SP), promovendo soluções escaláveis, o combate à pobreza no território, e o desenvolvimento de programas sociais e econômicos para a transformação de uma comunidade inteligente. Entre 2020 e 2021, o apoio foi direcionado ao diagnóstico dos aglomerados, cocriação de soluções e produção de um anteprojeto.

Projeto encerrado em 2021.

Diagnóstico de gestão de pessoas nos estados

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Macroplan

Levantamento e diagnóstico das informações existentes sobre gestão de pessoas no setor público para planejamento de ações no tema.

Projeto encerrado em 2019.

Diagnóstico e Plano de Melhorias do Cadastro Ambiental Rural (CAR) - Semas-PA

Parceiro Implementador: Elo Group

O projeto realizou um diagnóstico de barreiras e soluções, bem como propôs um roadmap de implantação de melhorias para a análise do ‘Cadastro Ambiental Rural (CAR)’ na ‘Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas-PA)’, especificamente do ponto de vista de infraestrutura tecnológica, sistemas e ciência de dados.

Projeto encerrado em 2021.

Encontros da Rede de Parceiros em Gestão de Pessoas no Setor Público (2019 a 2021)

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

O objetivo do projeto, iniciado em 2019, foi criar um espaço de troca de experiências e conhecimento para governos e parceiros técnicos que estavam implementando cases de gestão de pessoas.

Projeto encerrado em 2021.

Engajamento dos estados da Amazônia Legal na pauta de gestão de pessoas

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: IPAM

Apoio ao engajamento dos estados da Amazônia Legal no tema de ‘Gestão de Pessoas’ em governo, tanto em ações específicas quanto no desenho de uma estratégia intencional.

Projeto encerrado em 2019.

Estruturação e Governança da Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – REDUS e Conceituação da Plataforma Virtual

Parceiros Cofinanciadores: GIZ, Fundação Brava, Instituto Arapyaú e Fundação Tide Setubal

Parceiros Implementadores: Instituto Tellus, Ori Oro, GIZ e Frente Nacional dos Prefeitos

O projeto objetivou o desenvolvimento de uma plataforma virtual que possibilite um ambiente de construção colaborativa e divulgação de iniciativas na temática de desenvolvimento urbano sustentável alinhadas com a ‘REDUS’.

Projeto encerrado em 2021.

Estudo de Efetividade dos Órgãos de Controle

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Center for Public Impact

O estudo identificou práticas capazes de promover maior segurança jurídica em órgãos de controle de países referências e de gerar hipóteses a serem testadas em vários cenários no Brasil. Foram analisadas as experiências de México, França, Estados Unidos e Reino Unido.

Projeto encerrado em 2019.

Estudo de Modernização do Serviço Público

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementadores: Center for Public Research and Leadership e Columbia University

O objetivo do estudo foi de compartilhar tendências internacionais de gestão de pessoas em reformas no setor público, a fim de inspirar a construção de um roadmap para uma transformação no Brasil.

Projeto encerrado em 2021.

Estudo de Remuneração para Cargos de Liderança

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Mercer

A pesquisa realizou levantamento comparativo sobre remuneração de cargos de liderança no setor público e no setor privado no Brasil e em outros sete países (Austrália, México, Chile, Portugal, EUA, França e Reino Unido). O objetivo foi um diagnóstico comparativo da remuneração para cargos de liderança do setor público brasileiro, a fim de remover barreiras de atratividade de talentos para o governo.

Projeto encerrado em 2019.

Evento ‘Ecossistema Brasileiro de Governos Locais Digitais: experiências, soluções e atores’

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: BrazilLab

Evento online de lançamento das ferramentas e conteúdos produzidos no âmbito da ‘Aliança pela Inovação e Sustentabilidade’ para a agenda de transformação digital e compras públicas de inovação.

Projeto encerrado em 2021.

Especialização em Desenvolvimento Local e ODS para Gestores Municipais

Parceiros Cofinaciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: ENAP e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Oferta de curso pensado para contribuir com a capacidade dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local capazes de aperfeiçoar a gestão e a elaboração de políticas públicas que dialoguem com os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’.

Projeto encerrado em 2019.

Forecast IFTF - Serviço Público do Futuro

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Institute for the Future (IFTF)

Estudo que foi estruturado com o objetivo de fazer uma previsão estratégica de futuro para o serviço público no Brasil, considerando as habilidades necessárias para os profissionais públicos. O foco é o de identificar a direção da mudança, extraindo ideias e novas conexões que se baseiam na cultura e nos pontos fortes únicos do setor público brasileiro.

Projeto encerrado em 2021.

Formando Lideranças Públicas para os Desafios do Século XXI

Parceiros Cofinanciadores: Cosan, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Haddad Foundation, Instituto CSHG, Instituto Gol, Instituto Lafer e Instituto Sonho Grande

Parceiros Implementadores: Vetor Brasil e Youth Climate Leaders

Projeto de apoio ao ‘Programa de Trainee’ do ‘Vetor Brasil’. O apoio se deu por meio de duas perspectivas: 1) prospecção, articulação e alocação de 13 trainees, nos estados do Maranhão e do Espírito Santo; e 2) estruturação de módulos para formação complementar da ‘Rede Vetor’ (cerca de 500 pessoas) em temáticas prioritárias aos desafios dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’.

Projeto encerrado em 2020.

Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas – CONSAD

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: CONSAD

Apoio ao ambiente de articulação de atores-chave que legitimem a pauta: desenho com o ‘CONSAD’ de diretrizes de seleção, desempenho e desenvolvimento; engajamento de estados para a pesquisa ‘Quadro dos Estados’.

Projeto encerrado em 2019.

Guia de Transformação Digital de Estados e Municípios

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: Secretaria de Governo Digital (SGD)

Material que apresentou dez passos para a implementação da transformação digital em estados e municípios. O guia foi construído a partir da experiência que a ‘Secretaria de Governo Digital’, do ‘Ministério da Economia’, tem com essa agenda.

Projeto encerrado em 2020.

Guia Prático de Engajamento em Gestão de Pessoas no Setor Público – GPSP

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Center for Advanced Hindsight e Kayma

O objetivo do projeto foi elaborar um guia prático sobre como lideranças do setor público podem implementar ações que visam aprimorar o engajamento de suas equipes. O guia aponta para a reflexão do quanto o engajamento de servidores (as) é essencial para garantir que governos produzam resultados com impacto direto à população e ainda fortaleçam capacidades de liderança de cargos críticos.

Projeto encerrado em 2021.

Imersão de Governadores em experiências de Gestão de Pessoas em Singapura

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Imersão internacional organizada pela ‘Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no 3º Setor’ (atual ‘Parceria Vamos’), com o objetivo de permitir o contato de lideranças brasileiras com a experiência de Singapura, país que há mais de 20 anos implementa políticas na área de Gestão de Pessoas no Setor Público. Estiveram presentes governadores (as) e/ou vice-governadores (as) dos estados de Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Projeto encerrado em 2019.

Laboratório Data for Good para gestores públicos

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Social Good Brasil (SGB)

Formação e mentoria em Data for Good para gestores (as) públicos (as) do Brasil e criação do laboratório para gestores (as) sobre políticas públicas baseadas em evidências.

Projeto encerrado em 2019.

Lacunas de Gestão de Pessoas do Setor Público

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Neurônio e Instituto Publix

Iniciativa de mapeamento do ecossistema em busca de organizações implementadoras aptas e interessadas em atuar na temática de gestão de pessoas do setor público. Além do mapeamento, há um aprofundamento em organizações com maior potencial de trabalho conjunto com a ‘Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no 3º Setor’ (atual ‘Parceria Vamos’).

Projeto encerrado em 2021.

Mapa da Cidadania

Parceiro Implementador: Grupo Pensar Cultural

Plataforma digital interativa capaz de instrumentalizar planejamento e processos de tomadas de decisão de instituições públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. A iniciativa também contribui com uma análise integrada de indicadores sociais de referência e dados referentes a episódios sociais de relevância, como a pandemia de Covid-19. Além do detalhamento de dados por bairro, o mapa possibilita recortes por comunidades.

Projeto encerrado em 2021.

Marketplace Selo BrazilLab

Parceiros Cofinanciadores: Instituto Arapyaú e Fundação Brava

Parceiro Implementador: BrazilLab

Apoio ao ‘BrazilLab’ para fortalecer o portal do Selo GovTech com a criação de um modelo de marketplace. O apoio também foi destinado a ampliar a usabilidade desde modelo a partir da identificação de perfis de usuários (as) das govtechs e de uma interface focada especificamente em gestores (as) públicos (as).

Projeto encerrado em 2020.

MLG - Mestrado em Liderança e Gestão Pública (2019 e 2020)

Parceiro: Centro de Estudos de Liderança Pública– CLP

Financiamento de quatro bolsas integrais beneficiando oito gestores públicos selecionados para compor as turmas 6 e 7 do mestrado em Liderança e Gestão Pública do ‘CLP’. A iniciativa apoiada foi uma pós-graduação lato sensu com foco na melhoria do serviço público brasileiro. Em função da pandemia de Covid-19, a turma 7 só concluiu o programa em 2022.

Projeto encerrado em 2022.

Parceria Master - Apoio institucional ao Social Good Brasil (SGB) (2019)

Parceiro Implementador: Social Good Brasil (SGB)

Apoio institucional à ‘Social Good Brasil’ – o que envolveu, entre outras questões, mentorias para capacitação em dados e participação no ‘Festival SGB’.

Projeto encerrado em 2019.

People in Government Lab - Centro de Estudos para o Brasil

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: BSG Oxford

Apoio institucional, com foco em gestão de pessoas em governos, ao ‘People in Government Lab’ – que é um centro de pesquisa global e interdisciplinar da ‘Blavatnik School’, parte da ‘Universidade de Oxford’. O centro desenvolve pesquisas, seminários e workshops.

Projeto encerrado em 2021.

Plataforma de Saneamento

Parceiro Cofinanciador e Implementador: Centro de Liderança Pública – CLP

A ‘Plataforma do Saneamento’ surgiu a partir dos indicadores do ‘Ranking de Competitividade dos Municípios’ e da agenda de atuação de advocacy do ‘CLP’. A plataforma é composta por um ‘Guia do Saneamento’ e por dados de 405 cidades. O objetivo é auxiliar municípios na implementação do ‘Marco Regulatório do Saneamento’ e, assim, fomentar a universalização do saneamento no país.

Plataforma de Teleatendimento para Licenciamento Ambiental “Flora” – Semas-PA

Parceiro Cofinanciador: Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: Elo Group

Desenvolvimento de plataforma de teleatendimento para a ‘Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA)’, que oferece esclarecimentos e orientações a cidadãos e empreendedores relativos a serviços de licenciamento ambiental de competência da secretaria.

Plataforma ‘Territórios Sustentáveis’

Parceiros Cofinanciadores: The Nature Conservancy (TNC) e Tropical Forest Alliance (TFA)

Parceiros Implementadores: EloGroup e SEMAS-PA

Plataforma digital de governança e gestão para apoiar ações e metas envolvidas no Programa ‘Territórios Sustentáveis’. A plataforma conecta distintos atores públicos, privados e do terceiro setor apoiando o fortalecimento de processos, gestão, governança e transparência do ‘Plano Estadual Amazônia Agora – PEAA’. Isso se dá a partir do fortalecimento da colaboração intersetorial desses atores em seus pilares/eixos estratégicos. O objetivo também é desenhar e implementar estruturas e ritos de governança que possam prover velocidade e sinergia entre os atores e os eixos definidos para o ‘Programa Territórios Sustentáveis’ no âmbito do ‘PEAA’.

Portfólio de Boas Práticas de Transformação Digital em Estados

Parceiros Cofinanciadores: Instituto Arapyaú, Fundação Brava e Fundação Tide Setubal

Parceiro Implementador: CONSAD

Realização de mapeamento e sistematização de experiências e boas práticas dos estados brasileiros com transformação digital, incluindo legislação, cases e processos.

Projeto encerrado em 2020.

 

Prêmio Espírito Público (2019, 2020 e 2021)

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Instituto Publix, Agência Brasil do Futuro e ponteAponte

A iniciativa anual tem como objetivo valorizar e reconhecer as trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade.

Produção de Conhecimento em Gestão de Pessoas

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Rafael Leite e Felipe Drumond (Consultores) e Columbia Global Centers Rio de Janeiro

Apoio à produção de conhecimento na temática de gestão de pessoas no setor público por meio das experiências construídas na ‘Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no 3º Setor’ (atual ‘Parceria Vamos’). Os materiais produzidos pautaram as discussões nos grupos de trabalho do ‘Movimento Pessoas à Frente’, dentre eles: Gestão do Modelo de Carreiras, Segurança Jurídica, Contratações Temporárias e Desempenho & Desenvolvimento.

Projeto encerrado em 2020.

Programa de Formação em RH Estratégico

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiros Implementadores: Fundação Dom Cabral – FDC, Fundação João Pinheiro – FJP
O objetivo do programa foi apoiar a criação de um ecossistema de organizações aptas a oferecer conhecimento para lideranças, contribuindo para a institucionalização de políticas de RH dos estados e realização de transformações concretas.

> Fundação Dom Cabral – programa voltado à alta liderança de governos e estruturado em grandes pilares do tema de gestão de pessoas, como: visão sistêmica, liderança e RH estratégico. Realizado entre agosto de 2020 e março de 2021, o programa contou com mentoria e ainda com fórum de compartilhamento ao fim do curso.

> Fundação João Pinheiro – FJP – programa composto por nove times de governos estaduais. Ao longo da iniciativa, foram abordados cinco pilares: gestão estratégica de pessoas, atração e seleção, gestão do desempenho, desenvolvimento e engajamento.

Projeto encerrado em 2020.

Programa de Investimento em GovTechs

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiros Implementadores: BrazilLab

Discussão e planejamento de estratégias para investimento e aceleração de govtechs com soluções que foram estruturadas para apoiar a gestão pública em temáticas de desenvolvimento urbano sustentável.

Projeto encerrado em 2022.

Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável – estados e municípios (2019, 2020 e 2021)

Parceiro Implementador: Comunitas

O ‘Juntos’ tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios e estados a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O Ih apoia o programa de forma institucional, bem como a atuação desenvolvida em territórios específicos. No primeiro ciclo de atuação do humanize, os seguintes territórios foram apoiados: estados – Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará; municípios – Niterói, São Paulo, Caruaru, Paraty, Petrolina, Rio de Janeiro e Rio Grande.

> Frentes de apoio institucional

Reciprocidade
Frente que viabiliza as ações de governança compartilhada em todos os municípios e estados que fazem parte do programa, garantindo a execução das frentes de trabalho pactuadas, a ampla participação em reuniões estratégicas e encontros locais bem como a troca permanente e as decisões compartilhadas.

Replicabilidade
Frente que busca ampliar o impacto do programa por meio de ações que promovem a troca de experiência e conhecimento entre líderes e gestores (as) públicos (as) que fazem parte dos territórios de atuação do programa, além da disseminação de conhecimento e a transferência de capacidade técnica e de recursos metodológicos.

> Frentes e projetos desenvolvidos em alguns dos territórios específicos

JUNTOS Caruaru (PE)
Equilíbrio Fiscal; Educação Replica Teresina; Licenciamento Urbano; Segurança; Fortalecimento de Lideranças – ‘Johns Hopkins’ (Washington); Fortalecimento de Lideranças – ‘Columbia University ‘(NY); Comunicação Estratégica; e Plataforma ‘Rede Juntos’.

JUNTOS Minas Gerais
Revisão e proposição de legislação de gestão de pessoas: diagnóstico, fusão de carreiras e progressão e promoção; apoio a retomada das atividades da Educação em função da Covid-19; Parcerias para o desenvolvimento e inovação na educação; e modernização da cultura organizacional.

JUNTOS Niterói (RJ)
Segurança: Pacto Niterói pela Paz; Saúde: Apoio à gestão Covid-19 e Plano de Transição; Comunicação Estratégica; e Plataforma ‘Rede Juntos’.

JUNTOS Paraty (RJ)
Educação pelo Esporte refletida no apoio à ‘Escola de Atletismo’; Programa de formação teórica e consultoria para o ‘Plano e Metas de 100 dias’ de Governo; apoio no recorte de saúde envolvendo gestão no auge da Covid-19; aperfeiçoamento do modelo de parceria com organizações sociais; disponibilização de equipamentos de terapia intensiva para 15 unidades emergenciais de UTI.

JUNTOS Pará
Otimização dos gastos – projeto piloto na saúde; ‘RetomaPará’ – Plano de retomada econômica responsável em função da Covid-19; Modernização e melhoria do processo de licenciamento ambiental.

JUNTOS Petrolina (PE)
Equilíbrio Fiscal; Educação Replica Teresina; Fortalecimento de Lideranças – ‘Johns Hopkins’ (Washington); Fortalecimento de Lideranças – ‘Columbia University’ (NY); Comunicação Estratégica; e Plataforma ‘Rede Juntos’.

JUNTOS Rio Grande do Sul
Apoio na transição governamental do estado; revisão do estatuto dos servidores; apoio à comunicação estratégica; modernização do atendimento ao cidadão; e apoio ao modelo de distanciamento controlado (Covid-19).

 

Programa Liderando para o Desenvolvimento

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: ENAP

Formação que foi oferecida pela ‘Escola Nacional de Administração Pública – ENAP’ para prefeitos (as) eleitos (as), secretários (as) e lideranças, e que impactou 932 gestores (as). A iniciativa, que foi iniciada em 2020, contou com quatro módulos virtuais no mesmo ano e ainda um módulo presencial em 2021. Os módulos virtuais trabalharam temas como liderança, federalismo e políticas públicas, mobilização de recursos, enquanto o módulo presencial olhou para agendas prioritárias, como a da ‘Aliança pela Inovação e Sustentabilidade’. Com especialistas nacionais e internacionais, o programa nasceu com o objetivo de contribuir com a preparação dos (as) novos (as) prefeitos (as) para promover o desenvolvimento local e melhorar a entrega de políticas e serviços públicos aos (às) cidadãos (ãs).

Projeto encerrado em 2021.

Projeto Govtech - Coalizão em Inclusão Produtiva

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Arymax, Instituto Accenture, Potencia Ventures e Facebook do Brasil

Parceiro Implementador: Artemisia

O projeto busca diagnosticar os desafios da gestão pública municipal no que se refere à inclusão produtiva e, a partir desses desafios, selecionar iniciativas de empreendedorismo capazes de contribuir para a solução em três municípios. Além disso, a iniciativa procura contribuir com o impulsionamento do tema de inclusão produtiva por meio de: apoio direto a empreendedores (as), conexão com gestores (as) públicos (as), e influência de atores-chave com atuação relevante no Brasil.

Publicação da ‘Introdução ao Governo Digital’

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiro Implementador: Estônia Hub

Publicação que apresenta uma introdução à agenda de governo digital a partir da experiência da Estônia, a qual é reconhecida internacionalmente como uma das mais bem sucedidas do mundo nos temas de desburocratização e digitalização governamental.

Projeto encerrado em 2021.

Rede Temática de Políticas Públicas – GIFE

Parceiro Implementador: GIFE

As Redes Temáticas (RT) promovem debates em torno de um tema específico. Elas podem ser relacionadas a temas transversais ou perenes do investimento social privado (ISP), como avaliação, grantmaking ou comunicação. Em 2021, por exemplo, a Rede Temática de Gestão e Políticas Públicas se aprofundou na colaboração entre o setor público e o ISP.

 

Roadmap para a melhoria da Gestão de Pessoas no Setor Público brasileiro

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org

Parceiro Implementador: Pacto Organizações Regenerativas

Este roadmap traz recomendações de ações destinadas à melhoria da gestão de pessoas no setor público brasileiro, o que é um aspecto central do fortalecimento do setor público em direção a políticas públicas cada vez mais efetivas.

Projeto encerrado em 2021.

Semana de Inovação 2019 e 2020

Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava e Instituto Arapyaú

Parceiros Implementadores: ENAP e uma ampla rede de apoiadores

Apoio ao evento realizado anualmente pela ‘Escola Nacional de Administração Pública – ENAP’, com o objetivo de colocar a agenda de inovação em foco para governos latino-americanos. A ideia é conseguir acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público e ainda empoderar servidores (as) públicos (as).

Projeto encerrado em 2020.

Veja nossos casos