Humanize

Role a página para
saber mais

O programa Gestão Pública busca contribuir para a promoção da eficiência pública, o que inclui esforços para gerar serviços públicos de maior qualidade para a população. Para isso, um dos caminhos traçados se revela no fortalecimento tanto da capacitação de atores das organizações do terceiro setor, quanto do sistema de gestão de pessoas em governos.

Inovar, escalar boas práticas e implementar políticas públicas estão entre os pontos valorizados pelo programa porque acreditamos que são ações que apontam para um país mais justo, inclusivo e sustentável. Em consonância com essa ideia, apoiamos iniciativas voltadas para sensibilização e desenvolvimento de lideranças do setor público e do terceiro setor.

Também há um trabalho coordenado que envolve articulação de parcerias e estruturação de alianças, o que potencializa resultados. Junto com parceiros, movimentamos esforços para avançar em agendas estruturantes e transversais, por exemplo, na ativação de iniciativas de gestão pública dentro da atuação do humanize no recorte de sustentabilidade, no incentivo ao maior número de mulheres em cargos de liderança, e no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam com o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Conexões em Rede

O humanize acredita que trabalhar com parceiros financiadores e implementadores é fundamental para provocar transformações efetivas.

Múltiplas formas de interação com nossos parceiros são essenciais para o programa e geram a estruturação de alianças, possibilitando mais impacto positivo. Atuar em rede abre espaço para que outros capitais advindos de agências multilaterais e dos setores público e privado possam se juntar, formando um ecossistema mais amplo e com mais oportunidades.

Movido por essa ideia, este programa do humanize contabilizou mais de 30% de seu investimento realizado por meio de Alianças. No triênio 2019-2021, a área de Gestão Pública trabalhou em um número considerável de projetos a partir de suas parcerias, com destaque para iniciativas dentro das alianças “Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor”, “Inovação e Sustentabilidade” e, mais recentemente, “VAMOS”.

Em uma análise mais ampla, no mesmo período o programa marcou seu portfólio com 161 projetos — que endereçaram diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na trajetória até aqui, se destacam os objetivos 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), 17 (Parcerias e Meios de Implementação), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 10 (Redução da Desigualdades). Nesse cenário, os estados que mais receberam apoio foram Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas.

Também no ciclo 2019-2021, Gestão Pública alcançou números relevantes por meio do trabalho colaborativo. Por exemplo, mais de 770 pessoas foram selecionadas por processos estruturados (competência, seleção por critérios técnicos), e mais de 380 gestores públicos foram capacitados por meio de diferentes iniciativas apoiadas pelo humanize.

Hoje, diferentes formas de atuar em parcerias estimulam ações robustas em todo o Brasil.

VAMOS

Vamos é uma aliança hoje formada pelo humanize, Fundação Lemann e República.org, criada em 2017. Na época, quatro organizações do terceiro setor – os atuais parceiros e Fundação Brava – se juntaram para contribuir com a entrega de serviços públicos de qualidade à população, possibilitando o encontro de pessoas mais preparadas para enfrentar os desafios sociais do Brasil. Formando a “Aliança para Lideranças do Setor Público e 3º Setor”, as organizações apoiaram diversas iniciativas a partir de duas pautas coconstruídas: gestão de pessoas no setor público e fortalecimento do 3º setor.

Em 2021, as três primeiras organizações continuaram somando forças e a Aliança se transformou no VAMOS a fim de continuar trabalhando em questões como o problema de que poucas lideranças preparadas e engajadas na resolução dos desafios de interesse público atuam em organizações do Setor Público e do 3º Setor.

VAMOS tem quatro pilares de atuação: Produção e disseminação de conhecimento; Reconhecimento, inovação e busca por soluções; Articulação, mobilização e legitimidade; Criação e fortalecimento do ecossistema. A iniciativa tem um portfólio vasto de projetos, entre eles o Movimento Pessoas à Frente – que fomenta a atração e a valorização de quem pode fazer a transformação da gestão de pessoas no setor público acontecer na prática, e o Prêmio Espírito Público – que é a maior premiação de reconhecimento de pessoas que transformam o setor público brasileiro. Ao todo, o VAMOS tem 24 projetos ativos.

Parceiros: Fundação Lemann e República.org.

Rede Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

O Juntos tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios e estados a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O Ih apoia o Programa de forma institucional, bem como a atuação desenvolvida em territórios específicos.

Parceiro: Comunitas.

Outras iniciativas em parceria

Apoio à Estruturação e Governança da Secretaria Executiva do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal

O projeto, cujo objetivo é apoiar o fortalecimento da gestão e da governança do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, prevê o desenho do modelo de governança do Consórcio, definindo suas políticas, processos e rotinas, bem como a estrutura organizacional da própria secretaria executiva. O projeto foi estruturado em 2020 e tem previsão de implementação para o primeiro semestre de 2021.

Parceiros financiadores: Instituto Clima e Sociedade (iCS) e Instituto Arapyaú.

Parceiro implementador: Funbio.

Apoio ao MapBiomas 2.0

Apoio anual ao MapBiomas, sistema amplo de monitoramento contínuo, rápido, confiável e de baixo custo que gere mapas anuais de cobertura e uso do solo do Brasil a partir de 1985 até os dias atuais, além de desenvolver um sistema em larga escala para garantir a detecção precoce de desmatamento, degradação, exploração e regeneração florestal em todos os biomas do país.

Parceiros : Instituto Arapyaú, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e outros.

Campanha “Onde estão os negros no serviço público?”

A iniciativa nasceu inspirada em diversos movimentos pelo mundo que questionam a falta de negros em espaços de visibilidade e liderança. O Desafio Catálise, uma chamada para soluções e propostas inovadoras para a temática racial, foi uma das principais ações no conjunto da campanha.

Parceiros financiadores: Fundação Lemann e República.org.

Parceiros implementadores: Catálise LAB e República.org.

Columbia Women’s Leadership Network In Brazil 2020

O programa, já em seu terceiro ano, seleciona anualmente até 30 gestoras públicas e do terceiro setor com perfil de liderança, com o objetivo de desenvolver uma crescente rede de mulheres que contribuirão para a transformação do serviço público no Brasil. Em função da pandemia, o programa vem sendo reestruturado para aulas online, com extensão de execução para o ano de 2021.

Parceiros financiadores: Fundação Lemann e República.org

Parceiros implementador: Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e Universidade de Columbia (NYC).

Conexão Pública Meio Ambiente

Implementação da metodologia desenvolvida pelo Centro de Liderança Pública – CLP para formação e articulação de gestores públicos das secretarias de Meio Ambiente e de secretarias conectadas aos desafios de Meio Ambiente em Nova Iguaçu (RJ), Paty dos Alferes (RJ) e Campinas (SP), em função de desafios específicos. O projeto como um todo tem o objetivo de oferecer aos gestores conhecimentos específicos de estruturação de desafios e da importância da articulação de diferentes atores para o desenho das soluções.

Parceiro implementador: Centro de Liderança Pública – CLP.

Diagnóstico e Plano de Melhorias do Cadastro Ambiental Rural (CAR) - Semas-PA

O projeto tem por objetivo realizar o diagnóstico de barreiras e soluções, bem como propor um roadmap de implantação de melhorias para a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas-PA), especificamente do ponto de vista de infraestrutura tecnológica, sistemas e ciência de dados.

Parceiro implementador: Elo Group.

Formando Lideranças Públicas para os Desafios do Século XXI

Projeto de apoio ao Programa de Trainee do Vetor Brasil apoiando com duas perspectivas:
1) prospecção, articulação e alocação de 13 trainees, nos estados do Maranhão e do Espírito Santo; e 2) estruturação de módulos para formação complementar da Rede Vetor (cerca de 500 pessoas) em temáticas prioritárias aos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Parceiros implementadores: Vetor Brasil e Youth Climate Leaders.

Plataforma de Teleatendimento para Licenciamento Ambiental “Flora” – Semas-PA

Desenvolvimento de plataforma de teleatendimento para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA), que oferece esclarecimentos e orientações a cidadãos e empreendedores sobre 80% dos serviços de licenciamento ambiental de competência da secretaria.

Parceiro financiador: Instituto Arapyaú.

Parceiro implementador: Elo Group.

Veja nossos casos