O Instituto humanize entende que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são essenciais para a democracia, para implementação de políticas públicas de qualidade e para a geração de impactos socioambientais positivos no Brasil. Afinal, são essas organizações que conseguem chegar mais rapidamente e com maior capilaridade em territórios que são mais vulneráveis e que se mostram espaços que outros setores, muitas vezes, não conseguem alcançar.
Nessa direção, O Ih reconhece a importância estratégica das OSCs para o investimento social privado (ISP), sobretudo considerando o alto potencial que as organizações têm de gerar inovação e de cumprir um papel catalisador de transformação social – elementos que contribuem para acessar espaços desafiadores que o estado muitas vezes não consegue atingir com a mesma eficiência ou agilidade.
Portanto, o programa parte da premissa de que OSCs resilientes e com equipes bem-preparadas são primordiais para colaborar com o fortalecimento da democracia. Por isso, o humanize se preocupa em apoiar o desenvolvimento de indivíduos que atuam nas organizações do terceiro setor, bem como em contribuir com a sociedade civil organizada diante de aspectos relacionados à gestão e governança.
Nesse cenário, o programa está direcionado especificamente para:
– Uma sociedade civil organizada resiliente – cujas organizações colaboram entre si e com atores de outros setores – trabalhando de forma estratégica e sistêmica pelo desenvolvimento sustentável brasileiro;
– Alcançar um maior número de OSCs com possibilidade de acessar recursos de desenvolvimento organizacional por meio de estratégias de filantropia colaborativa;
– Possibilitar que diferentes OSCs se conectem em torno de desenvolvimento organizacional, compartilhando aprendizagens, apoio mútuo e conhecimentos nessa área;
– Sensibilizar investidores (as) sociais para a agenda de desenvolvimento organizacional e práticas de grantmaking, a fim de aprimorar o acesso das OSCs aos recursos disponíveis e de promover maneiras mais estratégicas de apoiar, olhando para longo prazo, não só os projetos, mas principalmente instituições.
Parceiros Cofinanciadores: CEPF/IEB, Fundação Grupo Boticário e Instituto Nova Era
Parceiro Implementador: Impact Hub Brasília
A iniciativa buscou aprimorar as capacidades técnicas e de gestão de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam no Cerrado, procurando apoiá-las para a proposição, execução e gerenciamento de projetos focados na conservação e no uso sustentável da biodiversidade no hotspot. No total, 37 organizações, que integram o Cerrado, foram atendidas em seis estados diferentes e no Distrito Federal.
Projeto encerrado em 2022.
Parceiro Implementador: Latimpacto
Apoio para a tradução de três estudos sobre Venture Philanthropy e Investimento de Impacto elaborados por ‘EVPA’ e ‘AVPN’ (redes de impacto europeia e asiática, respectivamente). Diante do pouco conhecimento observado na América Latina sobre os temas em questão, a ‘Latimpacto‘ se apoia em estudos e publicações inovadoras, bem como no profundo conhecimento das redes de Venture Philanthropy europeia e asiática, de modo a aprender e disseminar conhecimento a partir de cases e experiências práticas dos mais diferentes atores globais da vanguarda do investimento para impacto.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Implementador: Stichting Museum of Tomorrow International – MoTI
Entre 2019 e 2021, o apoio institucional ao ‘MOTI’ procurou garantir a continuação de projetos de ciência, cultura, sustentabilidade e educação que sinalizavam possibilidade de contribuir para: a promoção de um maior letramento socioambiental (Ecolitracy) e de futuro (Futures Literacy); um melhor aproveitamento do espaço público compartilhado nas cidades; mais colaboração em nível global entre os principais museus de ciência e sustentabilidade no mundo.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiros Cofinanciadores: Itaú Social, Fundação Grupo Boticário, Fundação Bradesco, Fundação Telefônica Vivo, Santander, Alana, Fundação Ford, Fundação Lemann, Fundação Tide Setubal, Globo, Instituto Ibirapitanga, Laudes Foundation, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Instituto Clima e Sociedade, Fundação FEAC, Fundação Roberto Marinho, Instituto ACP, B3 Social, Gerdau, Instituto Arapyaú, Instituto Galo da Manhã, Instituto Samuel Klein, Mattos Filho Advogados
Parceiro Implementador: GIFE
O ‘11º Congresso GIFE’, realizado entre 2020 e 2021, foi um espaço para debater temas relacionados ao terceiro setor e à cultura filantrópica, especialmente no que diz respeito aos seus arranjos colaborativos. O evento também foi uma oportunidade para tratar de cidadania, da agenda pública do país e de diversas pautas contemporâneas globais.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Cofinanciador: Good Energies
Parceiros Consultores: Elogroup e Consórcio Dialógica e Oliva
Apoio organizacional que contribuiu para o planejamento estratégico da ‘Conexsus’ e buscou metodologias de inovação para seu desenvolvimento institucional em direção a um novo posicionamento no cenário nacional e global.
Projeto encerrado em 2023.
Parceiros Consultores: Prowa e Lumo
Projeto de diagnóstico para mapeamento de necessidades de desenvolvimento organizacional da ‘Oceana’. Adicionalmente, em 2021, a organização recebeu apoio para a área de comunicação, o que consistiu em uma avaliação da sua capacidade de transformação efetiva de políticas públicas nas áreas de pesca e de combate à poluição marinha por plásticos.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Cofinanciador: Instituto Arapyaú
Parceiros Consultores: Target Teal, Manacá e Objeto
Apoio para desenvolvimento organizacional das áreas de gestão de impacto, gente e comunicação da ‘Tabôa’.
Projeto encerrado em 2022.
O projeto teve por objetivo contribuir para maior sustentabilidade financeira da organização, trabalhando sua capacidade de captação de recursos, métodos de precificação de iniciativas, aprimoramento do relacionamento com apoiadores e parceiros. O projeto também promoveu um desenho da estratégia de captação da organização em curto, médio e longo prazo.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Cofinanciador: Instituto Clima e Sociedade (iCS)
Parceiro Consultor: Prowa
Projeto de apoio para a atualização de Teoria da Mudança (TdM); alinhamento entre as lideranças dos projetos de forma a fortalecer a identidade do ‘IDESAM’; e estratégia de desenvolvimento de equipe.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Consultor: Sense Lab
Projeto com foco em qualificar a equipe, tanto pela identificação de competências e construção de um plano de desenvolvimento pessoal, quanto para a condução de processos de escuta e de trabalho em grupo em ambientes virtuais. O apoio também se voltou para o desenvolvimento de um planejamento estratégico para o ‘ICE’.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Cofinanciador: Good Energies
Parceiro Consultor: SenseLab
O projeto trabalhou em três eixos principais: o plano estratégico 2021-2023 acompanhado de uma Teoria da Mudança (TdM); uma nova estrutura organizacional e governança; e um plano de desenvolvimento de equipe.
Projeto encerrado em 2022.
Parceiros Consultores: Prowa e Lumo
Projeto de diagnóstico a fim de mapear necessidades de desenvolvimento organizacional, o que culminou em um processo estruturado com foco no fortalecimento da governança da instituição e no planejamento do processo de sucessão de liderança.
Projeto encerrado em 2020.
Parceiro Consultor: Imo Brasil
Outros Parceiros: Movimento Bem Maior, Wings, Fundação Luíz Egydio Setubal, GIFE, Instituto Mol, Instituto ACP e Umbigo do Mundo
Apoio para o desenvolvimento organizacional do ‘MCD’ a partir do redesenho do seu modelo de governança, com a finalidade de garantir mais legitimidade, fluidez, engajamento e transparência aos processos decisórios e a comunicação interna.
Projeto encerrado em 2022.
Parceiro Consultor: Instituto Meio
Apoio institucional e processo de consultoria ao ‘Piabanha’ com foco principal no desenvolvimento de estratégias para a sustentabilidade do projeto.
Projeto encerrado em 2020.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org
Parceiro Implementador: PACTO – Organizações Regenerativas
O projeto promoveu um processo de diagnóstico organizacional regenerativo junto a 12 organizações da sociedade civil (OSCs). O diagnóstico se revelou valioso para que cada OSC pudesse ter maior clareza de suas potências e de seus desafios, e ainda proporcionou uma visão mais abrangente dos desafios do setor. Como resultado, o projeto se tornou base para o desenho da ‘Comunidade de Aprendizagem e Desenvolvimento para o terceiro setor’.
Projeto encerrado em 2020.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Lemann e República.org
Parceiro Implementador: PACTO – Organizações Regenerativas
Desenvolvimento de versão autoaplicável do Diagnóstico Regenerativo, o que viabilizou a produção de análises e recomendações de apoio ao processo de desenvolvimento institucional das organizações, abrindo, assim, espaço para apoiá-las nas escolhas de experiências de aprendizagem da ‘SimbiOsc’. Ainda neste projeto, foi conduzida e acompanhada a aplicação do piloto autoaplicável com cinco OSCs.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiros Cofinanciadores: Funbio e Fundação Lemann
Parceiro Implementador: THNK School of Creative Leadership
Formação para jovens líderes selecionados pelpara dar o próximo passo em sua jornada. No processo, os (as) participantes foram liderados (as) por facilitadores (as) experientes, que foram responsáveis por fornecer uma variedade de estruturas teóricas e ferramentas práticas focadas em contribuir com a jornada das jovens lideranças. A formação teve por objetivo auxiliar os (as) participantes a compreenderem melhor o seu próprio caminho e, assim, desenvolverem a capacidade de gerenciar equipes de uma forma mais eficaz e adequada.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org
Parceiro Implementador: Center for Public Impact (BCG Foundation)
O estudo contém um diagnóstico e principais características de uma amostra de organizações do terceiro setor nos temas de educação, meio ambiente, gestão pública e empreendedorismo e negócios sociais.
Projeto encerrado em 2019.
Parceiro Cofinanciador: Porticus
Parceiro Implementador: Pontus Consultoria Socioambiental
Parceiro Consultor: Prowa
Diante das fragilidades relacionadas à cadeia da pesca artesanal e à ausência de uma instituição no terceiro setor dedicada exclusivamente à cadeia, o projeto propõe a criação de uma ONG – a ‘Instituto TerraMaré’ – que atuará frente às lacunas do setor, disposta a ouvir seu público-alvo direto e prioritário (pescador; pescadoras e suas famílias e representações sociais) e, com ele, identificar e pensar seus desafios, bem como construir caminhos e ferramentas para soluções.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org
Parceiro Implementador: BayBrasil
A ‘Missão Impacto Social’ foi um programa de workshops que reuniu profissionais de startups e social ventures localizadas na região do ‘Vale do Silício’, nos Estados Unidos, além de 30 líderes do terceiro setor brasileiro. Com a intenção de estimular novas abordagens na elaboração de projetos sociais, a iniciativa facilitou conexões entre os atores do ecossistema de impacto brasileiro e os atores do ecossistema de inovação do Vale do Silício, promovendo reflexões sobre os desafios atuais do terceiro setor brasileiro.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Lemann, República.org e Fundação Brava
Parceiros Implementadores: ponteAponte e Everest Fundraising
Oferta de oficinas para OSCs do terceiro setor com o objetivo de replanejamento estratégico e captação de recursos. Os encontros foram ofertados como artifício de sensibilização dos (as) participantes para os temas apresentados, compartilhando cases e ferramentas para apoiar o trabalho interno de aprimoramento e/ou desenvolvimento de tais frentes em suas OSCs.
Projeto encerrado em 2019.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Brava, Fundação Lemann e República.org
Parceiros Implementadores: THNK School of Creative Leadership
Realização da primeira turma do ‘Programa Lideranças Criativas da Sociedade Civil (BLP)’, uma formação para lideranças do terceiro setor e do setor público brasileiro, que buscou oferecer aos (as) participantes uma jornada criativa de autoconhecimento e estabelecimento de conexões entre pares, pautando o desenvolvimento de suas capacidades de liderança e potencializando o impacto de suas ações para a transformação social no Brasil. O programa nasceu da metodologia desenvolvida pela THNK, que visa ajudar lideranças ao redor do mundo a pensar soluções criativas para os maiores problemas que enfrentam.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Implementador: Instituto Doar (Destra) e O Mundo Que Queremos
Parceiros Cofinanciadores: Ambev e Fundação Toyota
Outros Parceiros: FGV/CEAPG, Instituto Filantropia, Revista Época Negócios, Ambev/VOA e Doare
A iniciativa visa desenvolver o terceiro setor ao aumentar o ambiente de confiança da sociedade em geral em relação às ONGs e, por consequência, catalisar a capacidade das organizações em termos de captação de recursos financeiros e humanos. Possui ainda, como um de seus focos, a construção de critérios para destacar as melhores ONGs do Brasil, criando referências de qualidade em gestão, de modo a orientar a gestão do conjunto de organizações do país e criar benchmarks.
Parceiro Implementador: Latimpacto
Entre 2020 e 2021, o humanize apoiou institucionalmente a ‘Latimpacto’, o que beneficiou ações de gestão e de desenvolvimento da rede no Brasil. A iniciativa é uma rede multissetorial que reúne filantropos (as) e investidores (as) sociais com o objetivo de mobilizar capital para apoiar, de maneira mais eficiente, organizações sociais – o que é feito por meio de aplicação dos princípios de investimento para impacto.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Lemann e República.org
Parceiro Implementador: PACTO – Organizações Regenerativas
A iniciativa se trata de uma comunidade online com o propósito de promover um ambiente de trocas e aprendizagem, conjunta e contínua, entre OSCs, visando o desenvolvimento organizacional e ampliação do impacto social, ambiental e econômico gerado pelo ecossistema de OSCs. A ‘Parceria Vamos’ apoia a comunidade desde a sua concepção. Em 2021, 24 OSCs participaram de três jornadas de aprendizagem (Gestão de Pessoas, Estratégia e Design Organizacional) oferecidas pela ‘SimbiOsc’.
Parceiro Implementador: Social Good Brasil
Oficina de sensibilização para capacitação em dados para lideranças de organizações da sociedade civil.
Projeto encerrado em 2019.
Parceiros Cofinanciadores: Instituto Votorantim
Parceiro Implementador: Otto Scharmer
Oficina sobre a metodologia de aprendizagem ‘Teoria U’ para lideranças de OSCs do terceiro setor. A oficina teve caráter de sensibilização dos (as) participantes, sobretudo olhando para formato, conceitos e aplicabilidade da metodologia.
Projeto encerrado em 2019.