O Programa de Educação do Instituto humanize se caracteriza pelo trabalho transversal às demais atuações do instituto. A partir de oportunidades e demandas de cada área, tema e território, o programa atua com abordagens que vão desde o apoio a projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação pública – com foco nas entidades públicas e seus (as) líderes – até a formação de empreendedores (as), pequenos (as) agricultores (as) e educadores (as) em temas de sustentabilidade, por exemplo.
Para o humanize, trabalhar com diversas expressões de Educação abre caminho para conectar o tema com diferentes linhas de nossa atuação programática, e isso marca um forte componente da atuação do Programa de Educação. Essa conexão se tornou ainda mais necessária com o advento da pandemia de Covid-19 e a potencialização dos desafios educacionais do Brasil – que já eram muitos. Os obstáculos envolvem questões como a evasão escolar, o analfabetismo funcional, e a desconexão entre sustentabilidade e educação.
Para contribuir com soluções que olhem para esses desafios, o humanize trabalha ao lado de atores estratégicos a fim de movimentar ações que considerem a importância do desenvolvimento e do fortalecimento de capacidades institucionais em governos e em suas redes de educação básica. Isso inclui uma visão da educação como uma aliada para desenvolver tanto a dimensão profissional quanto a técnica, e para traçar caminhos inovadores capazes de resultar no aumento da eficiência e da eficácia dentro da gestão pública.
Parceiros Cofinanciadores: VRB, Open Society Foundation, ENEL, Ticket, Sodexo, João R.M., Embaixada do Canadá e Ibiúna
Parceiro Implementador: Academia Pérolas Negras
O projeto atuou na formação e qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social em comunidades do Rio de Janeiro, utilizando o futebol como meio de inclusão social. A partir disso, visou apoiar jovens a retomarem o aprendizado por meio do reforço escolar, ofertando, em paralelo, a prática do futebol como ferramenta de inclusão, oportunidade e bem-estar.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro implementador: Associação Cairuçu
Projeto atua com formações envolvendo a observação de aves e com foco em guias de turismo, monitores ambientais e condutores de visitantes de Paraty (RJ).
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro implementador: Associação Cairuçu
Projeto de educação ambiental voltado para crianças estudantes de escolas públicas de Paraty (RJ). A iniciativa trabalha sensibilizações e vivências com a avifauna da região para mudar referências, valores e atitudes em prol do equilíbrio do ecossistema.
Parceiro Cofinanciador: Universidade Estácio de Sá
Parceiro Implementador: Centro Cultural Afro Reggae
O apoio para a organização se voltou para a manutenção das atividades do Centro Cultural Waly Salomão que promove atividades no contraturno escolar para 200 crianças e adolescentes do Vidigal (RJ), com o objetivo de reduzir a evasão escolar e afastar crianças e jovens da influência do tráfico.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Itaú Social, Itaú BBA, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Porticus, Instituto C&A e Instituto Natura
Parceiro Implementador: Instituto Natura
O ‘Conviva Educação’ é uma plataforma de gestão 100% gratuita desenvolvida para as secretarias municipais de educação do Brasil. A iniciativa oferece conteúdo, ferramentas e informações pertinentes e necessárias para o dia a dia de uma boa gestão educacional (calendário escolar, rota de transporte escolar, cardápio, convênios, infraestrutura dos prédios, registro de matrícula).
Parceiro Implementador: Comunitas
Trabalho desenvolvido junto a estudantes da rede municipal de Paraty, visando enfrentar o problema da falta de políticas públicas transversais de atividades esportivas para jovens que, em grande parte, se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em geral, a iniciativa ainda contribui com o desenvolvimento educacional, motor e social de crianças e jovens paritienses, sobretudo por meio do oferecimento de atividades diversas supervisionadas – que incluem o acompanhamento de estudantes e o mapeamento de jovens talentos.
Parceiros Cofinanciadores: Banco Santander e Fundação Arymax
Parceiro Implementador: Escola Alef Peretz
O projeto busca proporcionar educação de qualidade para alunos (as) da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. A iniciativa começou em 2013 a partir da ‘Escola Alef Peretz’, uma das escolas judaicas de mais tradição da capital paulista. A Unidade de Paraisópolis, que atende apenas turmas de Ensino Médio com preparação para o vestibular, mantém a mesma estrutura e mesmo ensino das outras unidades da escola, porém de forma gratuita.
Parceiro: Associação Despertar Trancoso (ADT)
Projeto que oferece cursos de capacitação para crianças e jovens moradores (as) da comunidade de Coqueiro Alto, em Trancoso (BA), com o objetivo de estimular o empreendedorismo social sustentável. A iniciativa cria oportunidades de geração de trabalho e renda, com foco no turismo de base comunitária e no desenvolvimento local sustentável.
Parceiro Cofinanciador: Prefeitura Municipal de Paraty (RJ)
Parceiro Implementador: Associação Liberdade de Surfar (ALS)
O projeto atende crianças e jovens entre cinco e dezesseis anos e utiliza o esporte como ferramenta pedagógica de integração social e de desenvolvimento pessoal. A iniciativa promove aulas de skate, arte e cidadania em espaços públicos de comunidades socialmente vulneráveis de Paraty: Ilha das Cobras, Mangueira e Pantanal (RJ).
Parceiro Cofinanciador: Fundação Roberto Marinho
Parceiros Implementadores: Fundação Roberto Marinho e Canal Futura
A plataforma tinha o objetivo de capacitar educadores (as) do campo em SAFs. Com foco no Pará e no Amapá, a iniciativa com o humanize desenvolvia metodologias e conteúdo a serem compartilhados. Assim, o ‘Florestabilidade’ contribuiu para a formação de profissionais residentes e atuantes em florestas brasileiras.
Projeto encerrado em 2020.
Parceiro Implementador: Parceiros da Educação RJ
A Orquestra da ‘Escola Municipal Professora Pequenina Calixto’, em Paraty (RJ), proporciona aos estudantes formação em música, acesso a aparelhos culturais e ampliação de oportunidades de profissionalização.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, Instituto Samuel Kein, The Haddad Foundation, Instituto Sonho Grande, Omidyar e Instituto Península
Parceiro Implementador: Ensina Brasil
Projeto de formação de lideranças que recrutou e capacitou jovens talentos, de diversas carreiras, para dar aulas por dois anos em escolas públicas de contextos vulneráveis de cidades do Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Caruaru (PE), além de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra (ES). Influenciados (as) e motivados (as) pelos ‘Ensinas’, os (as) alunos (as) do sistema público de ensino se beneficiam da perspectiva, do ‘exemplo’ e das aulas de qualidade diferenciada e, com isso, expandem suas oportunidades e visão crítica.
Projeto encerrado em 2019.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Lemann, Fundação Bhering e Fundação Brava
Parceiro Implementador: Instituto Gesto
No ano de 2021, o ‘Programa Formar’ iniciou a parceria com a ‘Secretaria de Educação do Rio de Janeiro’ para apoiar o desenvolvimento de políticas educacionais perenes no território, tanto na gestão administrativa quanto pedagógica. Com alto engajamento dos gestores e entregas importantes para o município, o principal impacto esperado é a redução das desigualdades de aprendizagem entre os alunos, pautando também a equidade racial.
Parceiros Cofinanciadores: Fundação Itaú e República.org
Parceiro Implementador: Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais – FGV CEIPE
Projeto de apoio à criação de uma rede de apoio a servidores (as) públicos (as) vinculados (as) à gestão de educação no estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo lideranças que possam atuar por uma educação equitativa, inovadora e de qualidade para crianças e jovens.
Projeto encerrado em 2021.
Parceiro Cofinanciador: Fundação Roberto Marinho
Parceiros Implementadores: Fundação Roberto Marinho e SEDUC-GO
O projeto oferece alfabetização e escolarização básica para estudantes moradores do município de Cavalcante (GO) e de comunidades quilombolas da região. Além disso, realiza a formação de professores (as) da rede estadual para que o projeto possa ser conduzido não só em Cavalcante, mas também replicado em outras escolas do estado.
Parceiro Cofinanciador: Fundação Roberto Marinho
Parceiros Implementadores: Fundação Roberto Marinho e Redes da Maré
O objetivo é oferecer educação de qualidade para ampliar a escolarização formal de jovens e adultos do conjunto de favelas da Maré (RJ), e contribuir para o direito de educação para todos. O apoio se voltou para turmas de Educação para Jovens e Adultos de ensino fundamental e médio, por meio da metodologia do ‘Telecurso’, da ‘Fundação Roberto Marinho’.
Parceiro implementador: Laboratório de Educação (LABEDU)
Parceiros cofinanciadores: BMA, Consigaz, IBM, Icatú e Itaú Social
O ‘LABEDU’ direcionou seus esforços para promover uma maior qualificação de iniciativas diversas, bem como o fomento da articulação e da colaboração intersetorial e, assim, embasar a interlocução cotidiana entre profissionais da educação e as famílias de crianças. Nesse contexto, a iniciativa facilita o elo relacional entre os (as) profissionais e os (as) estudantes. No conjunto de resultados esperados, o ‘LABEDU’ nasceu para sensibilizar adultos sobre seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças.